quarta-feira, 28 de março de 2007

Como mater-se bela no frio.

O inverno chegou e quem mora nas Regiões Sul e Sudeste não terá como fugir do frio, da chuva e daquele ventinho.

Nosso corpo sofre mudanças com a diferença de umidade e temperatura do ar. Mas daremos algumas dicas para você manter sua pele, seus cabelos e suas unhas intactas – como se nada diferente tivesse acontecido.

Cabelos

O frio nos obriga, muitas vezes, a usar chapéus ou gorros que abafam o couro cabeludo. A pessoa acaba até suando na cabeça e o “aumento de temperatura artificial mais o abafamento” ajudam a criar ou aumentar a caspa (o que os dermatologistas chamam de crise de dermatite seborreica). O ideal é continuar a usar xampus adequados aos seus cabelos e, caso eles tenham a tendência de ser mais secos, fazer hidratações periódicas. Mas, de preferência, consulte um profissonal da área antes de tentar realizar qualquer coisa sozinha(o).

Corpo

Algumas pessoas têm uma espécie de alergia na pele com a chegada do frio. Segundo a dermotologista Fabiane Luca de Andrade Gava, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, devemos evitar o uso excessivo de sabonete e não esfregar demais o corpo com buchas neste período.

A indicação é feita para que a gente possa manter a oleosidade natural da pele. Já que o frio ressaca. Quanto à temperatura da água nos banhos, ela deve ser de morna para fria, nunca quente. (Aiiii! Vamos tentar a morna!) Pois, sabe-se que a água quente também ajuda a ressecar a pele. A dermatologista fez questão de frisar que só o oléo de banho não resolve o problema do ressacamento da pele, pois funciona apenas como uma “vedação” dos poros, como se formasse um película, o que não deixa a pele perder água. Para finalizar, é indispensável o uso de um bom hidratante, que varia conforme o tipo de pele, lembrando que existem também produtos de qualidade com preços acesssíveis.

Mãos e unhas

Essa é fácil: manter as unhas e cutículas hidratadas. Tenha sempre um creme para as mãos, para mantê-las firmes, bonitas e hidratadas.

**E não se esqueça: uma alimentação balenceada com todas vitaminas, proteínas e sais mineiras vai manter o seu vigor. Outro detalhe importantíssimo é continuar bebendo água, muita água, mesmo sabendo que, no frio, a gente não tem tanta sede quanto no calor. Porém, desta forma, seu corpo se hidratará de dentro para fora.

Nenhum comentário: